Últimos dias minha vida tem sido uma correria gigante. Explico: decidi começar um segundo emprego para ocupar minhas manhãs livres (já estava trabalhando durante a tarde e noite) durante as últimas 4 semanas que ficarei em Te Anau.

Já são duas semanas nesta rotina e tem sido extremamente desafiador: são muitas horas de trabalho no dia com raras horas de folga e não apenas o cansaço fisico é um desafio mas principalmente o lado psicológico. Não há vergonha em dizer que, há alguns dias atrás, chorei. Simplesmente aconteceu, durante um dos 15 minutos de intervalo que tenho enquanto trabalho no mercado, em um dia em que já estava exausto, gripado e com saudades de casa, e funcionou como uma válvula de escape aliviando a pressão que sentimos em algumas situações mais extremas. Acredito, no entanto, que são nessas situações que o crescimento e auto-conhecimento acontecem.

Voltando aos planos da viagem, o motivo de viajar pela Ilha Sul agora em Abril é que no final deste mesmo mês, entre os dias 26 e 29, acontecerá o Photival, festival de fotografia sócio-documental, na cidade de Wellington, já na Ilha Norte, portanto terei que atravessar a balsa entre as ilhas com o carro e como a travessia não é nada barata pretendo já ficar pela Ilha Norte pelo resto do meu tempo por aqui. A programação do festival inclui palestras, workshops, presença de fotógrafos renomados, entre outros. O  site do festival é: www.photival.com.

Tosa de Ovelha / Sheep Shearing

Na semana retrasada tive a oportunidade de presenciar tocadores de ovelha em ação em uma fazenda aqui na região. A tosa de ovelhas é uma tradição muito grande na Nova Zelândia e conta inclusive com competições nacionais para determinar o tosador mais rápido. Para se ter uma ideia, os tosadores mais rápidos tosam uma ovelha em aproximadamente 40 segundos!!! 

Tosa de Ovelha / Sheep Shearing

Nos próximos dias devo postar a análise de mais alguns livros de fotografia que peguei emprestado na biblioteca local de Te Anau. Um deles, em especial, é um belíssimo trabalho do fotógrafo Peter James Quinn, fotógrafo documental Neo-Zelandes, que estará presente no Photival, e que produziu o livro New Zealanders In Focus, um trabalho fotográfico documental sobre a sociedade deste belíssimo país produzido ao longo de mais de 20 anos de sua carreira. Aguardem, tenho certeza que gostarão assim como eu gostei.

Por hoje é isto, afinal amanhã o dia começará antes de o sol nascer e terminará depois dele já ter se posto, mas a falta do sol traz outro presente, os céus são estrelados na Nova Zelândia como nunca havia visto em lugar algum. Mais um presente da natureza para nossa apreciação.

Ceu de Te Anau

 

 

Saudades do Brasil e especialmente da família e amigos.

 

Leandro